quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cortinas - Fase III

Já falamos sobre cortinas aqui e aqui.

Mas o assunto é tão extenso que ha sempre mais uma dica a dar.

Se depois de escolher o modelo, o comprimento, o tecido, a cor.. surgir a dúvida da quantidade de tecido para a cortina, ai vai uma maneira de calcular bem fácil:

Meça a largura da janela e acrescente a essa medida 40 cm (para evitar que a claridade entre pelas laterais). Se o tecido for encorpado, como algodão, linho, brim, sarja ou jacquard, multiplique esse número por dois. No caso dos tecidos finos, como voal, cetim ou seda, multiplique esse número por três — assim, depois de franzida, a cortina ganhará mais volume. Para facilitar, substitua os valores na fórmula.


Quanto a altura,  defina se sua cortina será curta ou longa. Depois, meça a distância entre a janela e o teto e divida essa altura (h) por dois, como aparece no desenho ao lado. É nessa altura que você deverá instalar o varão. Para encontrar a altura certa de tecido (a), veja até onde quer que ele desça, deixando 2 centímetros acima do piso, para não arrastar no chão. Acrescente 50 cm de tecido para fazer o cabeçote e a barra. Para o forro, considere a medida da cortina e tire 20 cm de cada lado.


As fórmulas abaixo podem facilitar muito

Para tecidos encorpados: largura total = (largura da janela + 40 cm) x 2


Para tecidos leves: largura total = (largura da janela + 40 cm ) x 3





A dica é do site MDEMULHER, Você pode ver mais dicas ou a materia completa sobre cortinas neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário