quinta-feira, 6 de outubro de 2011

E o que o Steve Jobs tem com isso?

Já deixamos claro aqui, aqui e aqui que somos grandes apreciadores da Apple, macmaniacos puros.



Hoje, anunciada a morte de Steve Jobs, seria incoerente deixar de prestar uma homenagem.

Ta, mas daí tu te pergunta: O que o Steve Jobs tem com um blog cujo tema principal é um apartamento?



Bom, aí precisamos considerar algumas coisas. Especialmente, a simplificação, a busca pela excelência e funcionalidade de tudo, sem complexidades. E mais, talvez principalmente, a tão repetida “experiência do consumidor”.

Se aplicarmos esses conceitos à decoração de um apartamento, as coisas ficam mais lógicas! De que adianta um apartamento bem decorado se, para abrir um armário, o ventilador de teto tem de estar desligado? Ou a iluminação da sala que tem tantas opções que são necessários 18 interruptores para escolher a combinação exata da luz?



A tua casa tem que ter a tua cara e, principalmente, ser amistosa, convidativa, tudo tem de estar ao alcance da mão e não se pode ter que mover meio mundo para pegar algo numa prateleira inatingível, por exemplo. E mais, de que adianta um apartamento grande se teus amigos mal conseguem caminhar dentro dele de tanta coisa que tu puseste?



Ou, pior, mesmo aparentemente bonito, ninguém se sente confortável? Questões básicas como a boa e racional distribuição dos móveis, a criação de um ambiente agradável e de fácil interação são posicionamentos que facilmente podem ser extraídos da política de acessibilidade pensada por Steve Jobs e podem ser aplicadas a qualquer situação da vida.

Já dizia Coco Chanel: "Luxo deve ser confortável, caso contrário não é luxo."

O cara que fundou a Apple, a Pixar e era conselheiro da Disney não pode estar tão errado né?

Não bastasse isso, há a tecnologia em si, talvez o maior legado. Por exemplo, falamos sobre a automação residencial e alguns itens de comunicação dos aparelhos de entretenimento do ap aqui . O cara era um louco, um perfeccionista extremado (quase com T.O.C.), em dados momento até um sociopata, mas tudo que ele sempre pensou foi simplificar as coisas ao ponto de serem inteligíveis para qualquer pessoa.

Ou seja, ele buscava o conforto, a comodidade, a ideal de que se algo é complexo, não serve. A receita é básica: Simplifica, deixa as coisas serem acessíveis e fáceis de usar e, como diria o próprio Jobs
“It Just Works”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário