quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O infinito mundo de regras das cortinas

No início deste mês, postamos aqui algumas dicas sobre como instalar e escolher as cortinas
da sua casa.

No post chegamos a comentar a imensa quantidade de opções que este item da decoração nos oferece. Apesar do vasto número de opções, existem regras que não podem ser esquecidas na escolha e colocação das cortinas.

O site casa.com.br publicou há alguns dias dicas precisosas para deixar sua cortina perfeita!

Saber detalhes sobre o caimento do tecido, o comprimento da cortina e até sua distância em relação ao teto fazem toda a diferença.


No caso acima, a cortina listrada era mais curta e ocupava toda a largura da parede. Esta foi substituída pela de cor rosa pink, um modelo longo e mais estreito, que não ultrapassa vão da janela.

A alteração deixou o ambiente mais leve.

O espaço que sobra nas laterais pode ganhar quadrinhos ou até uma luminária”,
sugere Rosamaria Costa, da Casa Mineira, loja paulistana de cortinas.

Se na sua casa existe um móvel ou algo que impeça uma cortina mais longa, Rosamaria sugere:
“Experimente trocar a cortina curta por um painel reto do tipo rolô, que não tem as dobras verticais. Fica mais elegante. O melhor tecido para esse painel é o linho, mais encorpado”.

Desde que em harmonia com a casa, cores e estampas estão liberadas. Mas vale lembrar que modelos lisos são sempre mais fáceis de combinar.  E não esqueça que, além de estética, a cortina é funcional e alguns detalhes merecem atenção: antes de escolher o tecido, veja se ele resiste ao sol – tons fortes e estampas podem desbotar se expostos a muita claridade.

Para não ficar com dúvidas, seguem as regrinhas básicas:


Errado. Se a janela for baixa e você instalar o trilho ou o varão logo acima dela, a impressão será de achatamento do pé-direito do ambiente.

Certo. Se o pé-direito for bem alto, instale a cortina a meio caminho entre o teto e a parte superior da janela. Usando varões, é mais fácil regular a altura.
Certo. Para obter efeito de amplidão, um bom truque é que a cortina seja o mais alta possível. Hoje há até modelos de trilho apropriados para fixação direta no teto.


Errado. A cortina longa demais prejudica a circulação e acumula poeira. Por isso, faça a barra no comprimento certo e, para não sofrer com o encolhimento do tecido, invista duas vezes ao ano no serviço de uma boa lavanderia

Certo. “A cortina ideal apenas toca o chão e deve ter o caimento leve, semelhante ao do voal”, ensina o designer de interiores Stéfano Barino, do Rio de Janeiro. Mantenha o arraste – a bainha extra – no máximo em 4 cm.

7 comentários:

  1. Super instrutivo o post!!!
    Mas como esse negócio acaba sendo também um tanto de gosto pessoal, preciso confessar: achei muito mais fofa a cortina listradinha curta do que a compridona cor de rosa da primeira foto!!!
    #DoContra

    ResponderExcluir
  2. Eu estava mesmo precisando de um norte quanto às cortinas, mas ainda me sinto perdida com a minha casa...

    vou continuar pesquisando!


    Beijokas mil.
    Amei o bloguito de vcs!!!

    ResponderExcluir
  3. É verdade Ana! quanto mais a gente procura, parece que mais difícil fica. nem sempre as regras ajudam. vale procurar referências. quando bateres o olho em uma idéia que te agrada, regra nenhuma te fará mudar de idéia!

    que bom que gostastes do Blog! continua acompanhando!! beijos

    ResponderExcluir
  4. todas as minhas janelas tem o ar condicionado em cima como dvo colocar minhas cortinas

    ResponderExcluir
  5. Não somos especialistas em cortinas, mas pelas nossas andanças te aconselharia a colocar uma estrutura vazada de madeira ao redor do ar condicionado, como que para esconde-lo (exemplos aqui: http://blog.bbel.uol.com.br/wp-content/uploads/2011/01/estantesaladecoracao.jpg e aqui http://www.arcondicionadosweb.com.br/wp-content/uploads/2012/05/img11.jpg e aqui http://www.simplesdecoracao.com.br/wp-content/uploads/2011/07/ARac-260-112-ar-condicionado_01.jpg) e colocaria a cortina saindo a partir dessa caixa. ficará bem bonito, com certeza! ;)

    ResponderExcluir
  6. Não pode cobrir o ar condicionado! Ele gasta mais energia se coberto... Tem que ficar com todos os lados livres.

    ResponderExcluir