Não é vergonha nenhuma não saber o que as diversas siglas, termos e abreviaturas significam na hora de assinar o contrato de um imóvel.
O acordo feito e assinado entre ambas as partes é recheado de termos até então desconhecidos por muitos de nós. Não faz parte do nosso dia a dia e por isso não temos a devida familiaridade com todos.
Mas é sim muito importante saber o que cada um quer dizer. A ignorância em relação a um deles pode fazer uma grande diferença.
Se sentir-se a vontade, pergunte para o próprio corretor de imóveis todas as suas dúvidas. Se elas forem muitas e achares melhor revisar com calma e maior atenção o contrato, peça para levá-lo para casa. Acerte um prazo com o corretor para dar o retorno e entenda o documento que estará assinando.
Para facilitar nestes casos, um Dicionário Imobiliário é de grande valia.
O site Pense Imóveis fez este grande favor: montou um dicionário com as principais siglas e disponibilizou no seu site. (confira aqui).
Um grande exemplo de uma sigla que pode ser desconhecida por muitos e que freqüentemente falamos aqui é o INCC:
Índice Nacional da Construção Civil. Nos contratos para aquisição de imóveis podem ser adotados diversos índices, entre eles o INCC (um índice de custo que só pode ser utilizado no período da construção).
Vale a pena dar uma conferida. É uma ótima ferramenta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário